Login
Senha
 
 
Incubadora de Empresas da UERJ está com inscrições abertas até o dia 29 de abril 04/04/2011

A Incubadora de Empresas Sul Fluminense do Campus Regional UERJ Resende está com inscrições abertas para o II Edital de Seleção até o dia 29 de abril. É uma ótima oportunidade para micro e pequenas empresas e empreendedores criarem ou ampliarem seus negócios aqui na nossa região. São até nove vagas para empresas incubadas, quatro para pré-incubados e quatro para associados (não residentes). Os interessados poderão se inscrever na própria Incubadora. O edital e todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no site www.fat.uerj.br.

Podem participar nas modalidades de incubação e/ou associação empresas existentes, através de projeto para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos ou serviços; e na modalidade de pré-incubação, empreendedores que tenham uma idéia inovadora e pretendam desenvolvê–la.

A Incubadora oferece apoio e abrigo às empresas nascentes e a empreendedores que tenham idéias inovadoras durante 24 meses, podendo ser prorrogado pelo prazo de dois períodos de um ano. Entre as missões da incubadora está a de estimular um ambiente de negócios que promova a criação, o desenvolvimento e a consolidação de micro e pequenas empresas; e apoiar o empreendedor, com a implantação do Plano de Negócios, treinamento, integração com o meio empresarial e científico, e, capacitação para gestão de seu empreendimento.

De acordo com o Diretor do Campus Regional Resende da UERJ, professor Alexandre Alvarenga Palmeira, o Programa tem foco no estímulo ao empreendedorismo e na difusão e transferência do conhecimento. “As incubadoras atuam como ferramentas de desenvolvimento sócio-econômico nas regiões onde estão inseridas, impulsionando novos negócios, apoiando pequenos empresários e empreendedores a transformarem boas idéias em produtos, processos ou serviços, fortalecendo-os de forma que se insiram com sucesso no mercado global”, destaca.

Para se ter uma idéia da importância das incubadoras na economia, está comprovada, através da experiência mundial e das 400 incubadoras do País, que a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas que normalmente é de 80% cai para 20% no processo de incubação. “Desta forma, haverá aumento na oferta de empregos e uma importante qualificação tecnológica de recursos humanos, gerando aumento de padrões salariais e de arrecadação de impostos”, frisa a gerente da Incubadora, Dilza C.M. Tomás.

A Incubadora Sul Fluminense iniciou sua atividade em 2009, com a incubação dos empreendimentos  Acqua Mundo Projetos-Indústria e Comércio, e Quanta Química Engenharia de Saneamento e Meio Ambiente. Dentro do Campus Regional UERJ, no Pólo Industrial de Resende, a Incubadora dispõe de espaço físico com infra-estrutura para os empreendedores e empresas, com salas individualizadas, espaços e serviços que podem ser compartilhados minimizando custos operacionais. A Incubadora está aberta à participação do diversos atores sociais locais, e, hoje, já tem como parceiras as instituições do seu Conselho Diretor: FIRJAN, CDL, ACIAR, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Resende, com o apoio direto das duas últimas, que dá respectivamente suporte técnico e de recurso humano.

Empreendedorismo - Segundo o professor Palmeira, os alunos de graduação e pós-graduação têm incentivos em forma de subvenção para participar da pré-incubação. “É uma forma de prepará-los para o desafio cada vez maior da redução do emprego formal. Estamos nos preparando, inclusive, para disponibilizar aos alunos e à sociedade um Programa de Incentivo ao Empreendedorismo e Inovação, a ser formatado pela Faculdade de Tecnologia e mobilizado pela Incubadora como atividade complementar e com certificação”. A gerente Dilza Tomás ressalta que os treinamentos e palestras sobre empreendedorismo e Gestão de Negócios terão vagas para empresários e empreendedores da Região.

CONTATOS - Rodovia Presidente Dutra km 298 (sentido RJ-SP); Campus Regional UERJ; Pólo Industrial de Resende; Tel: (24) 3355 – 7227 / incubadorasulfluminense@gmail.com

 Gerente: Dilza Cristina Martins Tomás;   dilzatomas@yahoo.com.br