Login
Senha
 
 
Anprotec e Sebrae realizarão o maior evento do setor de incubação de empresas da América Latina 15/10/2003

Em outubro, empreendedores de todo o país terão a oportunidade de participar do evento que discutirá os benefícios da incubação de empresas para a geração de negócios inovadores

Brasília – Nos próximos dias 20 a 24 deste mês, aproximadamente 800 empreendedores de todo o país se reunirão na Capital Federal para participar do mais importante evento do setor de incubação de empresas da América Latina: o XIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas.

Considerado um dos mais esperados do país nas áreas de empreendedorismo, inovação e transferência tecnológica, o evento é anualmente promovido pela Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançadas (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com o tema central “Parques e Incubadoras Empreendendo o Novo Brasil”, o seminário tem o objetivo de promover o movimento de incubadoras como uma das melhores alternativas para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país. Para isso, durante os 5 dias de evento, serão apresentados e debatidos temas como Geração de Trabalho e Renda, Arranjos Produtivos, Habitats de Inovação e Empreendedorismo, Inserção Internacional e Capitalização.

Para a Anprotec, o XIII Seminário Nacional será um marco para o movimento de incubadoras, pois, além de ser realizado em Brasília, um dos maiores exemplos de empreendedorismo do país e do mundo, pretende-se incluir o tema incubação de empresas na agenda nacional de debates políticos e econômicos. “Sabemos que as micro e pequenas empresas são prioridades no atual governo. Por isso, trouxemos o seminário para Brasília, pois além de sermos um movimento de empreendedorismo e inovação, representamos um setor com mais de 3500 empresas que geram, aproximadamente, 20 mil empregos diretos e indiretos.” Afirma Luís Afonso Bermúdez, presidente da Anprotec.

O Sebrae também se mostra otimista com o evento. Segundo Silvano Gianni, presidente dessa instituição, a reunião de quase mil empreendedores no seminário vem comprovar que a aposta do SEBRAE em incentivar o movimento de incubadoras está gerando bons resultados: “Além de ser uma prova de que o movimento de incubadoras no país está cada vez mais forte, a realização deste evento representa uma grande oportunidade para promovermos uma ampla discussão sobre a questão da inovação tecnológica e geração de empregos no país” declara Gianni.

Entre palestrantes e debatedores do seminário, deverão estar presentes o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, o Deputado Federal Roberto Freire, os presidentes do Sebrae, CNPq, FINEP e CNI; além de representantes de entidades internacionais das áreas de ciência e tecnologia e empreendedorismo, como Felipe Romera, presidente do Parque Tecnológico de Andalucia na Espanha, Richard Locke, professor titular de Empreendedorismo e Ciência Política no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), e Luis Sanz, diretor geral da International Association Science Parks (IASP) - considerada uma das maiores entidades do mundo na área de Parques Tecnológicos e Científicos.

XI Workshop Anprotec
Anterior ao seminário, nos dias 20 e 21, também será realizado o XI Workshop Anprotec, com o objetivo de promover um amplo debate sobre o futuro do movimento de incubadoras e parques.

Este ano, o workshop terá como tema central a ‘Gestão do Conhecimento nas Incubadoras de Empresas’. Para o evento, espera-se um público de aproximadamente 200 participantes.

Apresentação do Panorama 2003
Como uma das principais atrações do evento, a Anprotec divulgará os resultados da maior pesquisa brasileira sobre o setor de incubação de empresas e parques.

Realizada há 7 anos, a pesquisa revela vários dados pertinentes à evolução do movimento de incubadoras e parques no país, tais como: número de empresas e empregos gerados, áreas de atuação das incubadoras, número de parques tecnológicos no país, faturamento do setor, entre outras informações.

Prêmio ANPROTEC
Criado em 1997, o Prêmio Anprotec visa mostrar à sociedade as incubadoras, projetos e empresas do movimento que mais se destacaram no ano.

Durante o Seminário Nacional, a Anprotec concederá o prêmio para 5 categorias: Incubadora de Empresas de base Tecnológica, Incubadora do setor Tradicional, Empresa Incubada, Empresa Graduada e Projeto Inovador do ano.

Sobre a ANPROTEC
Criada em 1987, a ANPROTEC é o órgão representativo das entidades gestoras de incubadoras de empresas, pólos, parques tecnológicos e tecnópolis. Sua principal atividade é desenvolver uma política que crie mecanismos de ampliação do quadro de incubadoras e parques tecnológicos do país, buscando incentivos nas esferas estatal e privada.

A instituição promove e participa de eventos que contemplam a pesquisa e o empreendedorismo, aproximando os seus associados da realidade do mercado e do universo da produção científica que permite a inovação tecnológica. Hoje, a Associação possui 209 sócios e, além de representá-los, também trabalha para o Movimento Nacional de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos como um todo.

Sobre as Incubadoras de Empresas
As incubadoras são ambientes dotados de capacidade técnica, gerencial, administrativa e infra-estrutura para amparar o pequeno empreendedor. Elas apóiam a transformação de empresas potenciais em empresas lucrativas e de crescimento contínuo, disponibilizam espaço apropriado e condições efetivas, tais como serviços de apoio financeiro, marketing e administração, para abrigar negócios nascentes, de pequeno porte, mas com grande potencial de inovação.

O papel fundamental desempenhado por essas facilitadoras de novos empreendimentos é a sustentação e ajuda à sobrevivência de inovações tecnológicas, serviços e produtos, além de promoverem o desenvolvimento local e regional.

SERVIÇO:
XIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas
Data: 20 a 24 de outubro
Local: Blue Tree Park - Setor Hoteleiro Norte, trecho 1, conjunto 1B, bloco C.
Mais informações: (61) 3202-1555 ou www.parqueseincubadoras.com.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
ASCOM ANPROTEC - Tel: (61) 3202-1555 - www.anprotec.org.br
Jornalista responsável:
Márcio Caetano – 4964/DF. Cel: (61) 9556-5410 - caetano@anprotec.org.br