Em um país como o Brasil, desigual e ainda precário em áreas sensíveis como saúde, educação, habitação e serviços financeiros, os negócios de impacto podem assumir um papel relevante no caminho para a transformação social. Esses empreendimentos têm a missão explícita de gerar benefícios sociais e/ou ambientais ao mesmo tempo em que proveem resultado financeiro positivo e de forma sustentável.

Os negócios de impacto podem assumir diferentes formatos legais: associação, fundações, cooperativas ou empresas. Há quatro princípios que os diferenciam, independentemente da constituição jurídica da organização:

5 motivos para investir em negócios de impacto
  1. Os recursos oriundos da filantropia têm se mostrado insuficientes para resolver os problemas sociais do Brasil na escala necessária.
  2. O potencial de escala do investimento de impacto é enorme, já que atrai um novo capital e pode ser remunerado, trazendo retorno para os atores envolvidos e reduzindo a dependência de doações.
  3. O retorno financeiro potencial poderá ser equiparado a setores tradicionais de Private Equity e Venture Capital.
  4. Nos últimos 10 anos, cerca de 45 milhões de pessoas ingressaram na classe média e ampliaram seu poder de consumo, gerando uma demanda de mercado até então não atendida por determinados tipos de serviços e produtos.
  5. Entre as áreas que mais recebem investimentos de impacto no Brasil, destacam-se a educação e a saúde – justamente dois dos setores nos quais o país enfrenta seus maiores desafios.